ESCOLA SOSSEGO DA MAMAE
NOME: _______________ANO:_____________DATA___/___/____Prof.__________________
Teste de matemática
Vamos relembrar?
1 - Temos dez símbolos diferentes que são chamados de algarismos, com base nesta afirmação responda, quantos algarismos temos nos números abaixo?
a- 5__________________ b- 1589____________________ c- 7.000.000 _____________
2 – Represente os números a seguir utilizando os algarismos arábicos.
a- Quinhentos _____
b- Mil trezentos e cinqüenta e sete____
c- Vinte e cinco____
3- Componha os números abaixo.
1 dezena e 6 unidades_____
2centenas 1 dezena e 3 unidades______
2unidades de milhar 2 centenas 5 dezenas_____
4- Decomponha os números abaixo_____
18_____________________________________________
2521___________________________________________
90_____________________________________________
5- Com base no que você aprendeu responda o que se pede.
a- Antecessor de 56_________
b- Antecessor de 72_________
c- Sucessor de 98___________
d- Sucessor de 1100_________
4- Lembre-se que cada grupo de três ordens formam uma classe, use sua boa memória para responder as questões.
2ª CLASSE | 1ª CLASSE | ||||
MILHARES | UNIDADES SIMPLES | ||||
6ª ORDEM | 5ª ORDEM | 4ª ORDEM | 3ª ORDEM | 2ª ORDEM | 1ª ORDEM |
Centenas de milhar | Dezenas de milhar | Unidade de milhar | Centenas | Dezenas | Unidades |
| 5 | 7 | 4 | 3 | 2 |
Agora observe o número 258 e responda
Quantas classes ? ____________________
Número de ordens?___________________
Qual o algarismos da terceira ordem?____________________
Qual o algarismo das unidades?________________________
5 – Descubra qual bolinha e formada por: 8 centenas + 4 dezenas + 7 unidades
478 784 487 847 874
6 – O sistema de numeração romano foi criado para representar os números. Eles usavam sete letras maiúsculas do alfabeto e a cada uma delas dava um valor.
I =1 V = 5 X =10 L= 50 C = 100 D = 500 M = 1000
De acordo com a explicativa responda as questões abaixo
20 = XX 6 =_________ 200 =________ 8 =________ 90 =_________
IV =________ IX =_________ LX =________ DCCC=________ MM=________
6- Separe os números dos ímpares dos pares em ordem crescente:
50 23 76 21 12 32 43 45 65 67 78 87 89 98 12 22 33 34 44 99 101 324 25 55 20 39 48 49 57 56
PARES | ÍPARES | ||||||||
| | | | | | | | | |
| | | | | | | | | |
| | | | | | | | | |
7- Usamos os números ordinais para dar ideia de ordem, de lugar, de posição. Agora que você já se lembrou responda por extenso:
48º ____________________ 90º______________________ 38º______________________
Quadragésimo sétimo_______
Octogésimo segundo________
Ducentésimo nono_________
8 – vamos relembrar as propriedades da adição aplicando-as nas operações abaixo e resolva-as:
12 + 25 + 81=
Comutativa ___________________________________
Elemento Neutro______________________________
Associativa __________________________________
227 + 77+ 31=
Comutativa__________________________________
Elemento Neutro_____________________________
Associativa__________________________________
321+999+12=
Comutativa_________________________________
Elemento Neutro____________________________
Associativa_________________________________
Monte e resolva as operações acima aplicando a propriedade associativa.