quarta-feira, 20 de abril de 2011

modelo de avaliação português 4º e 5º ano

Teste de Português
A RAPOSA E A CEGONHA
A raposa sabida resolveu em um belo dia convidar a comadre cegonha para jantar em sua toca. Querendo pregar uma peça na cegonha, serviu uma suculenta sopa num prato raso. Como era de se esperar, como era de se esperar, a raposa tomou toda a sua sopa sem nenhum problema, mas a pobre da cegonha, com seu bico cumprido, mal pode tomar uma gota.
Ainda que morta de fome, a cegonha não disse nada. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas ela nada falou. Agradeceu a gentileza da raposa e ainda a convidou para um jantar no dia seguinte em sua casa. Fazia questão de retribuir a gentileza da comadre raposa.
No outro dia, na casa da cegonha, assim que chegou a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa pra ver a delicias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa botija alta de estreito gargalo onde a cegonha podia beber sem o menor problema.
  A raposa amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam por fora da jarra. Com mais fome do que vergonha, ela aprendeu muito bem a lição e, enquanto ia andando para a casa, pensava: “Não posso reclamar da comadre cegonha, ela me tratou da mesma maneira que a tratei.”
Moral da história: não faça ou deseje ao outro o que não queres para você.
                                                                                                                                           Fabula do Esopo.
Trabalhando o texto
1 – No texto você leu uma FÁBULA, uma história imaginária em que os personagens são animais com atitudes de seres humanos. Toda a fábula traz uma moral, geralmente em forma de provérbio.
a-     Qual e a moral da fabula que você acabou de ler?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-     O que você compreendeu da moral da fábula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-      Quais os personagens dessa fabula?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GRAMÁTICA
2 – Separe corretamente as sílabas das palavras.
a-     Rainha____________________________
b-     Excursão __________________________
c-      Abacate ___________________________
d-     Intelectual _________________________
e-     Arremesso _________________________
f-      Advogado__________________________
3 – Separe as sílabas das palavras e escreva quantos sons e quantas letras cada uma tem.
PALAVRAS
SEPARE AS SÍLABAS
SONS
LETRAS
Terra



Chuva



Piscina



Foguete



Grande



Flor




4- Destaque os encontros vocálicos das palavras abaixo.
Tesoura __________________  Chapéu___________________ Peixe_____________________
Leite_____________________ Lua______________________ Chapéu __________________
Cadeira __________________
5 – Circule os encontros consonantais separando as sílabas
Biblioteca ________________  Drenagem________________ Clandestino ______________ Cremoso_________________  Gravata__________________ grade________________________
6- Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e à tonicidade.
a-     Metálico
Número de sílabas:________________
Tonicidade:_____________________
b-     Conselho
Número de sílabas:_________________
Tonicidade:_______________________
c-      Lágrima
Número de sílabas:_________________
Tonicidade:______________________
d-     Romântico
Número de sílabas:________________
Tonicidade:______________________
7- Destaque as sílabas tônicas das palavras:
a-     Página
b-     Desenhar
c-      Abacaxi
d-     Beleza
8- classifique as monossílabas em átonas ou tônicas:
As________                          Pó________                   Meu________                           Que________
9- Sublinhe os dígrafos das palavras abaixo.
chá
massa
quero
Ninho
pegue
milho
Desce
crescer
descida
terreno
Assinatura
passado
exceção
guerra

10-Classifique as palavras em ditongo, hiato e tritongo.
Heroína ___________________                          bebedouro____________________
Paraguai___________________                         feriado________________________
11- Complete as respectivas palavras com seus sinônimos e antônimos:
PALAVRAS
SINONIMOS
PALAVRAS
ANTONIMOS
Achar

feio

Adorar

Grande

idoso

grande

Bonito

rapido


 12 - Conforme o novo acordo ortográfico responda:
a-     Quais as três letras que foram inclusas no alfabeto?
________________________________________________________________________________
 reescreva as palavras da forma correta:
Anti-religioso_______________________ Contrarregra_______________________
Contra-senha______________________ Estra_escolar_______________________
Vôo_____________________________ voo _______________________________
Assembléia_______________________ platéia ____________________________
Enjôo ____________________________ inter-relação_______________________
Auto-ajuda________________________extra-oficial________________________  

Nenhum comentário: